Transcrevemos abaixo a técnica pedagógica do estudo de caso. No 8º Fórum da Integração, o detalhamento está no projeto e difere um pouco do abaixo citado.
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ESTUDO DE CASO
CARACTERISTICAS: Está técnica consiste em propor à classe, para estudo, uma situação real, já solucionada, criticada ou apreciada.
OBJETIVOS:
· Oferecer oportunidade de aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais, com base em assuntos já estudados.
· Possibilitar a análise de pontos negativos e positivos de um fato.
· Estimular o desenvolvimento do raciocínio e a capacidade de julgamento.
MATERIAL: texto, cartaz, datashow
DESENVOLVIMENTO:
1ª fase: aberta ou exploratória
· O participante lê ou ouve com atenção o relato do caso
· Faz anotações ou destaques que possam ajudar a sua compreensão.
· Consulta anotações ou fontes bibliográficas relacionadas ao problema que o caso revela.
2ª fase: sistematização dos dados
· Com ou sem auxilio de uma ficha de estudo do caso, o participante organiza, de forma metódica e lógica, o conteúdo lido ou ouvido. A sistematização do conteúdo pode ser feita de várias maneiras, sendo a mais usual:
1. Fazer breve resumo do caso, sob forma de sinopse ou de esquema;
2. Destacar pontos favoráveis e desfavoráveis que o caso aponta;
3. Indicar possíveis soluções para a situação;
4. Fazer a conclusão.
3ª fase: relatório do estudo
· Os participantes devem apresentar a conclusão do estudo do caso, em plenário.
· O monitor/evangelizador apresenta a solução, apreciação ou crítica que o caso em estudo já tenha recebido para a devida conferição, isto é, verifica se as conclusões do grupo são discordantes ou concordantes com a solução que tenha sido ao caso.
OBSERVAÇÕES:
- A conclusão final pode ser apresentada em cartaz ou transparência. Pode ser também digitada e um texto, que será distribuído aos participantes;
- As idéias para elaboração de textos destinados ao estudo de casos são facilmente encontradas na vasta literatura espírita;
- Na montagem de um caso deve-se ter o cuidado de não colocar no texto redigido a solução que foi dada ao mesmo. Somente ao final, após a apresentação de cada relatório, é que se deve mostrar a solução que o caso recebeu, anteriormente.
Fonte:
TÉCNICAS PEDAGÓGICAS. Material de apoio FEB.
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