quinta-feira, 20 de outubro de 2011

1º Congresso Espírita do Uruguai

Eduardo Santos, organizador do Evento


A cidade de Punta Del Este foi sede do Primeiro Congresso Espírita do Uruguai, país que possui um razoável número de centros espíritas mas que ainda não tinha realizado nenhum encontro de caráter nacional e internacional. Presentes representantes de todos os países da América do Sul, assim como dos Estados Unidos, num evento inédito no Uruguai com delegações vindas de todos os rincões daquele país.
Certamente, este foi um congresso que ficará na história do Espiritismo no Uruguai como marco que dividirá o movimento espírita local em “antes e depois do Congresso de Punta del Este”, tal a importância de sua realização. E isso foi feito nesses últimos dois anos quando a Comissão Organizadora do Congresso, sob a coordenação de Eduardo dos Santos, da cidade de Maldonado, passou a ocupar espaços através de programas de rádio e televisão onde a temática espírita era o objeto principal.
Expositores como Sérgio da Silva Lopes, psiquiatra de Pelotas e Moacir Costa de Araújo Lima, Professor de Física em Porto Alegre, participaram da fase preliminar, onde o público uruguaio foi se acostumando com a nova visão que o Espiritismo passou a possuir naquele país. Mais de 400 participantes estiveram presentes no auditório do Cine Libertador, de 14 a 16 de outubro de 2011, evento que foi transmitido pela TVCEI (TV DO CONSELHO ESPÍRITA INTERNACIONAL) para diversos países.
A Federação Espírita Uruguaia é atualmente presidida por Mirta Cal, e o congresso foi coordenado por Eduardo dos Santos, que liderou os espíritas durante estes dois últimos anos de preparação do congresso.
O médico argentino Antonio Luna fez a conferência de abertura, com o tema “Conhece-te a ti mesmo e conquiste a felicidade”. Nos demais dias do encontro foram apresentados os seguintes temas: “Vínculos que geram Saúde”, com Marianel Gandolfo, do Uruguai; “A Homeopatia, medicina para o Espírito”, com David Ochoa Jara, do Perú; “Fundamentos do Paradigma Médico Espírita”, com angélica Bedoya, do Chile; “Terapêutica Antidepressiva”, com Fabio Villaraga; “Tendências Suicidas e Terapêutica Espírita”, com Eduardo Nanni, da Bolívia; “Lei de Causa e Efeito e Felicidade”, com José Vasquez, da Venezuela; “Saúde no complexo Corpo-Mente-Espírito”, com Moacir de Araújo Lima, do Brasil; “O sofrimento e os caminhos para sua liberação”, com Antonio Sabino Luna, da Argentina; “Educação para a Felicidade”, por Magdalena Roberto, do Uruguai; “Conceito Espírita da Felicidade”, com Gustavo Martinez, da Argentina; “Saúde e Mediunidade”, com Cesar Perri, do Brasil; “O serviço no bem, um caminho saudável”, com Milciades Lescano Torres, do Paraguai e “Caminhos para uma Nova Era”, com Jorge Berrio, da Colômbia.
Com tão extensa temática e com tão expressivo conteúdo foi inevitável o sucesso do congresso, o que proporcionará uma nova visão do Espiritismo na República Oriental do Uruguai.

Público presente na 1ª noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário